segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O que significa INIQUIDADE

Biblia de Gutemberg
Iniqüidade e a suposta abolição da lei

Iniqüidade vem do Grego: ανομια [anomia] (Substantivo feminino). De ανομος [anomos] (α [a] -como uma partícula negativa- "sem", e νομος [nomos] "lei" = "sem lei". Negação da lei. Ilegalidade, falta de conformidade com a lei, violação da lei, desacato à lei, iniqüidade, impiedade.

ανομια [anomia] aparece 15 vezes no NT:

(1) Mateus 7: 23
Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a negação da lei.

(2) Mateus 13: 41
Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a negação da lei.

(3) Mateus 23: 28
Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de negação da lei.

(4) Mateus 24: 12

E, por se multiplicar a negação da lei, o amor se esfriará de quase todos.

(5) Romanos 4: 7
Bem-aventurados aqueles cujas negação da lei são perdoadas, e cujos pecados são cobertos;

(6, 7) Romanos 6: 19
Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da negação da lei para a negação da lei, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação.

(8) 2 Coríntios 6: 14
Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a negação da lei? Ou que comunhão, da luz com as trevas?

(9) 2 Tessalonicenses 2: 3 [Variante]
Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da negação da lei, o filho da perdição.

(10) 2 Tessalonicenses 2: 7
Com efeito, o mistério da negação da lei já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém;

(11) Tito 2: 14
o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda negação da lei e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.

(12) Hebreus 1: 9
Amaste a justiça e odiaste a negação da lei; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros.

(13) Hebreus 10:17
acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas negações da lei, para sempre.

(14, 15) 1 João 3: 4
Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.

Isso aqui é pra provar que a Lei de Deus é eterna e perfeita e não foi abolida como muitos dizem, a própria bíblia afirma que nos últimos dias  iria se multiplicar a negação da lei, e é o que vemos hoje. A palavra Lei em hebraico é Torá, que significa instrução, ou seja, foi o que Deus instruiu ao homem para ele viver bem e melhor. Como o messias teria abolido isso? Ele mesmo citou a lei em várias passagens!  O messias prometido iria colocar a lei de Deus dentro dos nossos corações (Jr 31,33), se Jesus veio abolir a lei então como pode ter sido o messias? Como o messias veio tirar o pecado do mundo tirando a lei, sendo que pecado é a transgressão da lei?



DEVIDO AOS VERSÍCULOS QUE OS "PASTORES" VIVEM CITANDO PRINCIPALMENTE NOS COMENTÁRIOS, VOU POSTAR UM TRECHO AQUI DO MEU ESTUDO RECENTE: "COMO SER UM LAVADO CEREBRAL, A LEI QUE DIZEM QUE FOI ABOLIDA!" 


O FIM DA LEI É CRISTO Rm 10,4

Esse é campeão!  Faça o teste e o verá como inicial em debates. Em uma página no face recentemente, um seguidor de Jesus sem igrejas, disse ao debatedor ofendendo: Vamos Judeu, refute isso! – Como se Jesus não tivesse sido judeu e os apóstolos! Eles são engraçados! O versículo de Romanos utiliza, onde esta escirto FIM,  a mesma palavra que aparece na primeira  epístola de Pedro:

“Alcançando O FIM da vossa fé, a salvação das vossas almas” 1 pedro 1,9

Olha que interessante, então se eu perder a fé, se ela chegar no fim eu vou ter a salvação de minha alma!!! Não é estranho! Kkkk O que acontece ai, é que a palavra que é traduzida como FIM é telos em grego, que significa não simplesmente fim, mas no contexto em que estão ela significa FINALIDADE. (Obejetivo). Vamos ver como fica agora o texto de Pedro:

“Alcançando A FINALIDADE da vossa fé, a salvação das vossas almas” 1 pedro 1,9

Finalidade, objetivo! O Objetivo da fé é a salvação das almas! Não é bem mais coerente? Agora vamos ver o de Romanos:

“A FINALIDADE da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê” Rm 10,4

Além de muito mais coerente, harmoniza com que o mesmo Paulo disse: “A lei me serviu de Aio (tutor) para me conduzir a Cristo”. A lei, segundo Paulo, foi um tutor, instrutor para chegar ao messias, ou seja, seu objetivo/finalidade era o messias.

Até uma criança entende isso, mas para um lavado do sistema religioso não importa nem o que o apostolo preferido deles disse, é o fim e pronto e ainda vão utilizar esse mesmo versículo mal traduzido umas mil vezes. Façam o teste! Sou capaz até de apostar! A bíblia de Jerusalém, já corrigiu essa má tradução e na sua versão traz exatamente como esta ai. Algumas ferreiras de Almeida já corrigiram, mas a maioria ainda traz o fim da lei.


“O VELHO TESTAMENTO QUE FOI POR CRISTO ABOLIDO” 1 Corintios 3,14

Esse versículo até “teólogos” já me citaram em debates. Eles não lêem o contesto do capítulo e isolam este versículo. Outro mal que eu acho que os cristãos cometem, é não lerem o velho testamento. Eles acham que os apóstolos iam escrevendo tudo de cabeça, como se eles não se baseassem  na escritura. É o caso desse versículo. Ah, Paulo foi escrevendo de um véu e disse que Cristo aboliu o antigo testamento ! kkkk

Moisés, quando subia o monte para falar com o Eterno, cada vez que subia, seu rosto se enchia de brilho, da glória de Deus. Um brilho muito forte ficava em sua face, mesmo brilho que Jerônimo traduziu como chifres nas vulgata latina, fazendo com que Michelângelo colocasse dois chifres na cabeça de Moisés. O brilho em sua face, não podia ser visto pelos Israelitas pois eles achavam que se eles vissem eles morreriam. Então Moisés colocava um véu sobre seu rosto para que eles não vissem o brilho. Até aqui acho que não precisa ser um gênio para entender.

Esse é o véu que Moisés colocava em sua face. Paulo, explicando o porque os Judeus não haviam aceito Jesus como messias, faz uma analogia desta passagem, que ele, como judeu conhecia. Paulo diz que Jesus é a glória de Deus, a imagem visível. E que os judeus não podiam ver a glória de Deus (Cristo) da mesma forma que eles não puderam ver a glória de Deus (brilho) no rosto de Moisés. Que um véu estava sobre o coração deles, da mesma forma que um véu estava sobre o rosto de Moisés. E quando eles se converterem , então o véu seria por Cristo abolido. Veja bem, o véu seria abolido no texto, não o velho testamento:

E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório.(O brilho era transitório)
Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje  o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, ;o qual foi por Cristo abolido
E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.
Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.

2 Coríntios 3:13-16

Perceberam que quando lemos todo o contexto vemos claramente que é o véu que seria abolida e não o velho testamento ou a lei? Mas mesmo assim ainda irão postar esse versículo isolado umas 500 vezes ou para sempre, pode apostar!


“CRISTO NOS RESGATOU DA MALDIÇÂO DA LEI” Gl 3:13

Se eu digo que tem uma praga de insetos no supermercado, você pensaria que eu estou chamando o supermercado de praga? Ai eu digo assim, eu chamei um dedetizador e ele nos resgatou da praga do mercado. Estou mesmo dizendo que o mercado é uma praga? Ou estou dizendo que tinha uma praga nele? Pois é, é o mesmo que acontece nesse versículo. Eles lêem maldição da lei e entendem que a lei é uma maldição. Engraçado que nunca vi nenhum personagem da bíblia ser maldito por cumprir a lei, nem Moisés, nem Daniel, Nem Cristo etc....Como se Deus ficasse o tempo todo exortando seu povo a serem malditos. Olha, cumpra minha lei para serem malditos! Kkkk  Como eu digo, a lavagem cerebral que o sistema religoso faz impede as pessoas de pensarem!

No texto, não isolando um versículo, Paulo fala da “maldição da lei”

Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
Gálatas 3:10

Isso esta escrito em deuteronômio 27,26, Maldito todo aquele que não mantém as palavras de lei e não as põe em prática! Olha que interessante, Deus diz que é maldito quem não pratica a lei, e não quem prática. Perceberam a diferença? Deus não disse que quem segue a lei é maldito, mas quem não segue a lei é maldito! E mesmo estando exatamente assim em Gálatas, eles entendem que seguir a lei é uma maldição terrível! Por incrível que pareça. Mas vamos continuar analisando o que Paulo esta dizendo aqui:

Quando Deus deu a lei ao seu povo, ele determinou que eles cumprissem a lei, é óbvio! E como o povo era rebelde e duro de coração, Deus os ameaçou com uma maldição, caso não cumprissem a lei. No capítulo seguinte, deuteronômio 28, Deus prescreveu uma lista enorme de coisas que aconteceriam caso eles não seguissem a lei, e de fato, vemos na história que o povo judeu sofreu todas aquelas maldições, inclusive as mais cruéis. Isso aconteceu mais de uma vez, e é o que Paulo chama de maldição da lei. Se os judeus se convertessem a Cristo, segundo Paulo, eles já não seriam mais castigados caso violassem a lei, pois Jesus seria um advogado entre Deus e os homens. Na lei esta escrito:

Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e for morto, e o pendurares num madeiro, O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o Senhor teu Deus te dá em herança. Deuteronômio 21:22,23

Isso é a maldição da lei. O próprio Paulo disse que o salário do pecado é a morte. Na lei dizia que se alguém cometesse um pecado grave, esse alguém deveria ser pendurado num madeiro, pois era digno de morte e maldito. Paulo diz que Cristo se fez maldição por nós, pois morrendo no madeiro se tornou maldito por nós, isto é, eliminando essa maldição de morte quando alguém comete um pecado.

Cada vez que o povo pecava no velho testamento,  Deus exigia um animal em sacrificio. Deus não comia aquele animal e esse ritual não era como os dos povos pagãos.  Era meramente simbólico. Vamos ver que interessante!

Se você pecasse, pela lei deveria ser morto! Puxa, eu pequei, agora vou morrer! O salário do pecado é a morte. Então você oferecia um animal em sacrifício, e Deus aceitava como forma de perdão, isto é, em vez de morrer você, morreria o animal. E cada vez que o pecador fazia isso, olhava aquele animal e pensava: “Puxa, era eu que era para ter morrido!” Era isso que simbolizava o sacrificio. Quando Jesus se fez sacrifício, foi a mesma coisa. Os cristãos olham e dizem, ele morreu no meu lugar. Fui eu quem pequei e em vez de eu morrer como dizia e lei, ele morreu no meu lugar, se oferecendo em sacrifício expiatório.

Após a queda de Jerusalém, de fato cessaram os sacrifícios e holocaustos, pois os judeus foram dispersos e o templo destruído. Portanto, era isso que Paulo dizia, que Cristo nos resgatou da maldição (ser morto num madeiro) da lei quando se fez maldito por nós , não que ele aboliu a lei, mas que ele fez uma nova aliança, onde não há mais a necessidade de se oferecer animais em sacrifícios e onde o pecador não é mais morto pelo seu pecado, mas tem uma chance de perdão. Isso que Paulo esta dizendo que eles entendem como se a lei fosse maldita!

Perceberam que quando a gente analisa e elimina os primeiros versículos que citam, não sobram muitos que dizem que a lei foi abolida? Em compensação sobram um monte no novo testamento que falam que a lei é boa e santa e esta em vigor:

"Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. Rm 3,31

"Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado" Rm7

 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Romanos 7:22

"E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos
Aquele que diz: Eu conheço-o, e ]não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade]" 1Jo 2,3-4

"E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos
Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade" 1Jo 2,3-4

 "Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados" Rm 2,13


“MUDANDO O SACERDÓCIO FAZ-SE MUDANÇA NA LEI”  hebreus

A epístola de Hebreus, não se sabe quem a escreveu, e apesar de ter capítulos inteiros que foram adições posterior, não vou me ater a autenticidade da carta em si, mas ao que postam, independente do que for original ou não. Toda a epístola faz uma exegese sobre o novo sacerdócio de Cristo, onde Cristo é superior a Moisés, mediador de uma nova aliança, e ao mesmo tempo sacerdote e Rei. Sacerdote Eterno segundo a ordem de Melquisedeque. O autor diz que mudando o sacerdócio faz-se mudança na lei. Mudar não é abolir, mas entendem isso! E o que é esta mudança de sacerdócio? Vamos ver!

O sacerdócio, serviço religioso da época dos hebreus, era realizado pelos levitas. O Eterno dividiu seu povo em doze tribos, cada uma de acordo com os filhos de Jacó. Quando eles chegaram na terra prometida, Deus dividiu a terra em onze partes, deixando os levitas de fora, separados para morarem em todas as outras terras dos onze, exercendo o serviço sacerdotal. Os levitas cuidavam da manutenção do templo e de serviços religiosos como oferecer os holocaustos pelos pecados. Os levitas também recebiam os dízimos das demais tribos, pois, como não herdaram terra, tinham que se alimentar. Com a queda do templo, acabou todas as leis que giravam em torno do templo, como os sacrifícios. Os dízimos também , pois eram alimentos entregues ao sacerdote levita. Note que o autor de hebreus não faz menção alguma ao templo. Portanto, sem o templo, o autor descreve um novo sacerdócio, o de Cristo.

Os levitas foram dispersos pela terra e hoje não se sabe se ainda resta alguém desta tribo. O pastor que esta lá recebendo dízimos com certeza não é. Mas enfim, na época do Antigo testamento, nós vemos que Deus já estava cheio de sacrifícios. O povo pecava, oferecia um sacrifício e pronto, tava tudo bem. Essa hipocrisia foi cansando um Deus que queria mais misericórdia que sacrifícios. Com a nova aliança e o novo sacerdócio,  os sacrifícios cessaram, e então o pecador para ser perdoado não teria mais que oferecer um animal em sacrifício, mas fazer o que o novo sacerdote mandou, Cristo: Esta em desavença com seu irmão, reconcilia-te! Quando orardes diga, perdoai nossas ofensas como perdoamos a quem nos ofendeu, e assim por diante! Cristo nos Deus uma ligação mais direta com Deus sem a necessidade de um sacerdote levita como intermediário, sendo ele mesmo, o único intermediário entre Deus e os homens. João chama Cristo de cordeiro de Deus, analogando o fim dos sacrifícios com bodes e cordeiros.

QUAIS LEIS OS CRISTÃOS DEVEM SEGUIR:

Existem leis de aliança, especificas para o povo judeu. Leis cerimoniais exclusivas a sacerdotes. Leis do templo, que só podem ser feitas no templo. Leis temporais, que só tinham a necessidade na época que foram dadas. Leis alimentares, a maioria validas até hoje etc.... Para saber mais leia o estudo em quatro partes: "Como ser um lavado cerebral, a lei que dizem que foi abolida: http://exegeseoriginal.blogspot.com.br/2013/10/como-ser-um-lavado-2-lei-que-foi-abolida.html e você vai ver que tem muita lei que não é para gentio que estão seguindo até hoje, como o dizimo e muitas que são estão sendo ignoradas. "

Ronaldo
Shalom!

58 comentários:

  1. a iniquidade então é pior do que o pecado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A iniquidade é pior sim ... é você cometer sempre o mesmo pecado...

      Excluir
    2. A iniquidade é pior sim ... é você cometer sempre o mesmo pecado...

      Excluir
    3. Iniqüidade é aversão, é total desprezo a regras (leis), e desobediência por opção de não querer seguir!! Resumindo, se quebro regras, leis e ou Ordenanças: logo, prático à iniqüidade!!

      Excluir
  2. Iniquidade é o pecado, ou seja, é a mesma coisa, transgredir a lei de Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. iniquidade é a semente, o pecado é o fruto da iniquidade

      Excluir
  3. ai to tentando ver os videos.. mais estão privados

    ResponderExcluir
  4. poque os videos estaô privado

    ResponderExcluir
  5. meu querido estou estarrecida com essas informações!!!!

    ResponderExcluir
  6. Pecado é diferente de iniquidade.
    Pecado é a transgressão da Lei Divina pratica pelo homem contra si mesmo ou contra outrem, seu próximo; sendo que Deus vira apenas seu Rosto contra o pecador.
    Jesus o "Cristo" viveu e morreu, sendo que através do seu sangue derramado Ele assim fazendo "lavou" nossos pecados. O pecado pode ser perdoado através do nosso arrependimento.
    A iniquidade é falta gravíssima praticada contra o Senhor nosso Deus quando tentamos conscientemente nos fazer passar por Ele. Neste caso o Senhor vira as costas contra aquele que a praticou, e somente a misericórdia de Deus pode nos redimir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com quase tudo o que disse o anônimo de 12/11/2013. Mais em suma iniquidade é o pecado intencional, aquilo que vc sabe que é pecado mais peca. Exemp: eu sei que o adultério é pecado mais eu pratico o adultério, isso e tantos outros é iniquidade.

      Excluir
    2. Pois eu creio que a iniquidade referida nas escrituras significa IMPIEDADE, pois os impios não herdarão o reino de Deus, e o que mais tem são pessoas se passando por homens de Deus e agindo sem amor, sem justiça, ou seja, são impios. Impio é aquele que comete a impiedade... sem misericórdia.

      Excluir
    3. Tem texto no blog sobre INIQUIDADE.Use o google.
      Pecado é efeito da iniquidade,não seguir a lei.

      Excluir
  7. INIQUIDADE É A RAIZ DO PECADO. AQUILO QUE CARREGAMOS NO NOSSO DNA ESPIRITUAL.

    ResponderExcluir
  8. INIQUIDADE É A RAIZ DO PECADO. AQUILO QUE CARREGAMOS NO NOSSO DNA ESPIRITUAL.

    ResponderExcluir
  9. A INIQUIDADE É A SEMENTE ORIUNDA DA CRIAÇÃO DE SATANAZ TRANSMITIDA AOS HOMENS CONDENANDO-OS PERANTE DEUS E ( ANULADA POR CRISTO NA CRUZ )

    A REBELDIA (ATITUDES VOLUNTÁRIAS CONTRÁRIA ÀS DIRETRIZES ESTABELECIDAS)ATITUDE QUE DEMONSTRA FALTA DE TEMOR ( NESSE CASO À DEUS )

    PECADO (ERRAR O ALVO) ATO INDESEJADO NÃO CONTROLADO FACILMENTE, ENTENDEDO-SE COMO FRAQUEZA HUMANA.

    ASSIM: A INIQUIDADE É A RAIZ DE TODO MAU A REBELDIA ATITUDES INRESPONSAVEIS E O PECADO UMA FRAQUEZA;LOGO, A INIQUIDADE FOI RESOLVIDA NA CRUZ ENQUANTO QUE A REBELDIA E OS PECADOS TRARAM CONSEQUENCIAS AOS ENVOLVIDOS. EXODO 34;7 MIZAEL

    ResponderExcluir
  10. Gente!!! é só ler lá em cima "iniquidade é pegar o que é santo e tornar imundo" é a transgressão da lei de Deus!!!! acho que ninguém entendeu isso??? pelo amor de Deus...

    ResponderExcluir
  11. NA MATEMATICA DE DEUS 10-1=0,TIAGO 2,10,MATEUS 5,17.....

    ResponderExcluir
  12. Em Mateus 5:17....... além de outras informações Jesus está afirmando que no Céu, só haverá um chamado grande ( Aquele que cumpriu toda a Lei - JESUS - o único capaz ) e deicha revelado que, só a justiça manifestada na Cruz, é aceita por Deus; Logo, a justiça dos farisues é muito fraca para entrar no Reino do Céus. Mizael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma das únicas abordagens verdadeiramente lúcidas e cristãs que aqui vi, o resto quase tudo que li pura heresia fundamentalista judaizante e adventista. A palavra nos adverte que a letra mata e é caduca. Se apegar AO termo anomia pára destruir as Cartas de Paulo aos Gálatas, aos Romanos, aos Colossenses, aos Coríntios, e a verdade insofismável e incontestável do segundo Concílio Cristão em jerusalém que está narrado em Atos dos Apóstolos, onde claramente o Apóstolo Paulo se faz presente na decisão de que NADA do judaísmo seria exigido dos cristãos gentios , mas APENAS que se abstivessem do sangue e da carne SACRIFICADA A ÍDOLOS e DA IDOLATRIA. O resto dessa exegese forçada, sem contextualização , desses sofismas fundamentalistas judaizantes modernos, são mera heresia.E louvado seja o Espírito Santo que convence o mundo do PECADO, da JUSTIÇA e do JUÍZO de DEUs.

      Excluir
    2. Uma das únicas abordagens verdadeiramente lúcidas e cristãs que aqui vi, o resto quase tudo que li pura heresia fundamentalista judaizante e adventista. A palavra nos adverte que a letra mata e é caduca. Se apegar AO termo anomia pára destruir as Cartas de Paulo aos Gálatas, aos Romanos, aos Colossenses, aos Coríntios, e a verdade insofismável e incontestável do segundo Concílio Cristão em jerusalém que está narrado em Atos dos Apóstolos, onde claramente o Apóstolo Paulo se faz presente na decisão de que NADA do judaísmo seria exigido dos cristãos gentios , mas APENAS que se abstivessem do sangue e da carne SACRIFICADA A ÍDOLOS e DA IDOLATRIA. O resto dessa exegese forçada, sem contextualização , desses sofismas fundamentalistas judaizantes modernos, são mera heresia.E louvado seja o Espírito Santo que convence o mundo do PECADO, da JUSTIÇA e do JUÍZO de DEUs.

      Excluir
  13. Iniquidade e a legalização do pecado,ou seja pessoas que deixaram a vontade de ter e viver uma vida com Deus,e vivem na pratica do pecado,uma coisa e voce errar outra e viver na pratica do erro,mas em tudo damos gloria a Deus porque ele nos proveu um advogado justo e fiel.
    Ass.Pr claudir

    ResponderExcluir
  14. se For Para Depender de Nós Para Guardarmos a lei estamos no sal !! Palavras de Paulo:Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. Gálatas 5:4
    Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Romanos 3:24
    Agora o mais Forte>Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Tiago 2:10 ou seja se Formos depender de nós para guardarmos a lei estaremos no Inferno! Prefiro confiar na Graça(Diego Roberto)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. he diego vc citou texto de paulo e tiago, mediga paulo e tiago guardaram a lie?ou eles viviam só na graça como vc?vc tem algum texto que mostra paulo ou tiago transgridino os mandamentos, um vez que paulo era imitador de Cristo?...

      Excluir
    2. E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.apocalipse 12;17

      Excluir
  15. Perfeito o estudo, iniquidade eh a transgressao da Torah.Lei e graça se completam, na sao opostas.
    Existem preceitos que sao acessiveis a nos nao Judeus, veja Atos 15!E muitos outros que podemos cumprir!
    Temos que acabar com essa falacia de que "Se eu nao posso cumprir um, entao nao vou cumprir nenhum", quando o ideal eh: "Se eu nao posso cumprir todos, vou cumprir os que sao acessiveis a mim".
    Infelizmente o que causa muita confusao, eh a traduçao equivocada de Juizos, mandamentos/ordenanças
    estatutos,legalismo e preceiitos de homens, tudo isso, como Lei.Basta ler Galatas, Romanos e etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio vc já leu na sua integridade Atos dos Apóstolos ? Leia lá oq ue foi ordenado aos novos cristãos judeus e aos cristãos do mundo gentílico.

      Excluir
    2. Márcio vc já leu na sua integridade Atos dos Apóstolos ? Leia lá oq ue foi ordenado aos novos cristãos judeus e aos cristãos do mundo gentílico.

      Excluir
    3. esse comentario vindo de uma pessoa que tem como foto essa imagem deve ser um grande conhecedor da biblia...

      Excluir
    4. Verdade.. Anônimo 12/10

      Excluir
  16. Não sou um Teologo, mas vejo que os Cristãos tentaram impor o modo de vida judaico da epoca ( leis), aos gentios, paulo chamou atenção de pedro na frente de todos. E disse que a salvação é pela graça. Ou seja: Só Jesus cumpriu todo requesito da lei. Quando nos arrependemos e aceitamos o que foi feito na cruz. Deus nos aceita, e agora sou livre da maldição da lei por aquele que se fez maldição por mim. E diante de Deus nada vou ter nas minhas mãos, somente vou me apoiar pelo que foi feito por Ele. Se for querer cumprir a lei, Cristo de nada me vale, da graça cai. Gĺoria a Deus pois em Cristo, quando peco por acidente pois não vivo na pratica. Ao confesar o sangue vertido na Cruz me purifica de TODO pecado. Diante de Deus não poderei me gloriar eu guardei a lei meu Deus, levarei um apatai de mim, mas diante de Deus direi. Nada tenho em minhas mãos a não ser o que foi feito pelo teu Filho na Cruz, ele me santifica, ele me convence, a ele dobro meus joelhos, a ele me aparto do mundo. No fim foi a Graça do meu Senhor que me salvou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. he leonardo logo se nota que você não é teologo...por que se você fosse teologo eu iria pedir que você me mostrasse na biblia um texto que mosta paulo não cumprina a lei que você diz ser do judeus ja que ha um texto que paulo encentiva os cristão a emitar a ele assim como ele imitava a Cristo, e uma vez que Cristo cumpril toda a lei, então não é certo pensar que paulo tambem cumpril???????me responda!!!!!!!

      Excluir
  17. Ei adventista seja livre, largue tudo que aprendeu pega sua Bíblia dobra o joelho e o Espirito Santo te guiará. É por isso que a letra mata, como paulo fala: "Mas agora fomos libertos da lei, havendo morrido para aquilo em que estávamos retidos, para servirmos em novidade de espírito, e não na velhice da letra." (Romanos 7:6). "Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito." (Romanos 8:2-4).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Leonaro e o jonny ali de cima, vamos estudar um pouquinho antes de sair falando besteiras, vamos:

      O FIM DA LEI É CRISTO Rm 10,4

      Esse é campeão! Faça o teste e o verá como inicial em debates. Em uma página no face recentemente, um seguidor de Jesus sem igrejas, disse ao debatedor ofendendo: Vamos Judeu, refute isso! – Como se Jesus não tivesse sido judeu e os apóstolos! Eles são engraçados! O versículo de Romanos utiliza, onde esta escirto FIM, a mesma palavra que aparece na primeira epístola de Pedro:

      “Alcançando O FIM da vossa fé, a salvação das vossas almas” 1 pedro 1,9

      Olha que interessante, então se eu perder a fé, se ela chegar no fim eu vou ter a salvação de minha alma!!! Não é estranho! Kkkk O que acontece ai, é que a palavra que é traduzida como FIM é telos em grego, que significa não simplesmente fim, mas no contexto em que estão ela significa FINALIDADE. (Obejetivo). Vamos ver como fica agora o texto de Pedro:

      “Alcançando A FINALIDADE da vossa fé, a salvação das vossas almas” 1 pedro 1,9

      Finalidade, objetivo! O Objetivo da fé é a salvação das almas! Não é bem mais coerente? Agora vamos ver o de Romanos:

      “A FINALIDADE da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê” Rm 10,4

      Além de muito mais coerente, harmoniza com que o mesmo Paulo disse: “A lei me serviu de Aio (tutor) para me conduzir a Cristo”. A lei, segundo Paulo, foi um tutor, instrutor para chegar ao messias, ou seja, seu objetivo/finalidade era o messias.

      Até uma criança entende isso, mas para um lavado do sistema religioso não importa nem o que o apostolo preferido deles disse, é o fim e pronto e ainda vão utilizar esse mesmo versículo mal traduzido umas mil vezes. Façam o teste! Sou capaz até de apostar! A bíblia de Jerusalém, já corrigiu essa má tradução e na sua versão traz exatamente como esta ai. Algumas ferreiras de Almeida já corrigiram, mas a maioria ainda traz o fim da lei.

      Excluir
    2. “O VELHO TESTAMENTO QUE FOI POR CRISTO ABOLIDO” 1 Corintios 3,14

      Esse versículo até “teólogos” já me citaram em debates. Eles não lêem o contesto do capítulo e isolam este versículo. Outro mal que eu acho que os cristãos cometem, é não lerem o velho testamento. Eles acham que os apóstolos iam escrevendo tudo de cabeça, como se eles não se baseassem na escritura. É o caso desse versículo. Ah, Paulo foi escrevendo de um véu e disse que Cristo aboliu o antigo testamento ! kkkk

      Moisés, quando subia o monte para falar com o Eterno, cada vez que subia, seu rosto se enchia de brilho, da glória de Deus. Um brilho muito forte ficava em sua face, mesmo brilho que Jerônimo traduziu como chifres nas vulgata latina, fazendo com que Michelângelo colocasse dois chifres na cabeça de Moisés. O brilho em sua face, não podia ser visto pelos Israelitas pois eles achavam que se eles vissem eles morreriam. Então Moisés colocava um véu sobre seu rosto para que eles não vissem o brilho. Até aqui acho que não precisa ser um gênio para entender.

      Esse é o véu que Moisés colocava em sua face. Paulo, explicando o porque os Judeus não haviam aceito Jesus como messias, faz uma analogia desta passagem, que ele, como judeu conhecia. Paulo diz que Jesus é a glória de Deus, a imagem visível. E que os judeus não podiam ver a glória de Deus (Cristo) da mesma forma que eles não puderam ver a glória de Deus (brilho) no rosto de Moisés. Que um véu estava sobre o coração deles, da mesma forma que um véu estava sobre o rosto de Moisés. E quando eles se converterem , então o véu seria por Cristo abolido. Veja bem, o véu seria abolido no texto, não o velho testamento:

      E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório.(O brilho era transitório)
      Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, ;o qual foi por Cristo abolido
      E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.
      Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.

      2 Coríntios 3:13-16

      Perceberam que quando lemos todo o contexto vemos claramente que é o véu que seria abolida e não o velho testamento ou a lei? Mas mesmo assim ainda irão postar esse versículo isolado umas 500 vezes ou para sempre, pode apostar!


      Excluir
  18. É isso ai. Peque a vontade. pra que seguir uma lei né. Vamos pecar a vontade e ser livres!

    ResponderExcluir
  19. ADVENTISTAS E JUDAIZANTES ACORDEM!! JESUS NOS LIBERTOU DA MALDIÇÃO DA LEI DE MOISÉS! NÓS SOMOS LIVRES PARA ADORAR O SENHOR EM VERDADE E EM ESPIRITO! A LEI FOI DADA COMO MALDIÇÃO! CRSITO NOS RESGATOU DESSA MALDIÇÃO, TA NA BÍBLIA! ACORDEM E PAREM DE QUERE JUDAIZAR OS OUTROS! ESSES QUE QUEREM IMPÕR A VELHA LEI DE MOISÉS SÃO UNS MALDITOS HEREGES QUE QUEREM FAZER VOCÊS VOLTAREM A SERVIDÃO DE MOISÉS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Refurtado.
      Maldito é o que nao segue a lei.Não leia versiculos isolados.Cristo veio para cumprir a lei.A lei de moises servia a cultura daquele povo.

      Excluir
    2. (Pastor) Me desculpa meu amado mais só há um pastor ! Ou o senhor não leu João 10:10 ? E sê leu meu amado, deveria deixar este título de pastor porque você nem ninguém tem esse direito a não ser o SALVADOR

      Excluir
  20. não ficou bem claro querido pastor qual lei foi abolida com a morte de Cristo na cruz, foi os a lei mandamentos, ou a lei cerimonial por que ate hoje ainda é pecado furta, matar,cobiçar adorar imagens,adulterar,mentir,adorar outra coisa a não ser Deus...me responda por favor!

    ResponderExcluir
  21. NOIVA DO CORDEIRO - 06/11 03:22
    O que tenho a falar, sei que é um tanto polêmico para alguns que ainda são meninos na fé, mas para os que são maduros entenderão com clareza o que será dito.

    O assunto em pauta é sobre iniquidade: No texto abaixo encontramos as palavras:
    INIQUIDADE- Que é a raiz da maldade gerada por Satanás no princípio da criação do homem, que levam as praticas de pecados geracionais, repetidos de geração a geração que é transmitido através do DNA da pessoa ao ser gerado ou seja na concepção.
    TRANSGRESSÃO são pecados praticados voluntariamente, conscientemente. Quando o crente sabe que é pecado, mas pratica assim mesmo, como fez Davi ao mandar matar Urias e adulterar com Raabe.
    PECADO.é errar o alvo, é a pratica realizada na ignorância.

    Veja um Ex. O rei Davi transgrediu e pecou repetindo uma iniquidade geracional, Sl 51:1-5. Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
    Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
    Davi foi visitado por uma iniquidade geracional, pois em sua linhagem havia uma mulher chamada Raabe. Veja a árvore genealógica de Jesus.

    Mt.1:5-6..."E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé; E Jessé gerou ao rei Davi"

    A imoralidade era uma iniquidade em sua linhagem familiar. Deus é zeloso ele não visita o pecado nem a transgressão, mas Ele visita sim a iniquidade dos pais nos filhos. Êxodo 20:5..."porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

    Êxodo 34:7. Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.

    A GRAÇA NOS CAPACITA A CUMPRIR A LEI EM JESUS.
    Quero dizer que o que foi abolido em Jesus foi a lei sacrificial e jamais os princípios deixados por Deus em Sua Palavra no V.T. Jesus disse: "Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Mateus 5:17 NLI
    Aquilo que era impossível ao homens, Jesus foi o Cordeiro sacrificial que morreu em nosso lugar.
    Em outra passagem Jesus resume os dez mandamentos em dois, porém nos dois está incluído os dez, pois que ama a Deus não mata, não rouba, não adultera .... E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:37-40

    Como vê ele não aboliu Ele cumpriu o que estava profetizado a Seu respeito. Lucas 24:44. E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.

    No Novo Testamento, os Apóstolos fazem menção em todo tempo do que está escrito no Velho Testamento, conferindo todos os acontecimento pela Palavra da Lei, logo o N.T é o complemento do V.T. e assim como eles no passado precisamos estar atentos a todos os ensinamentos não desprezando de forma alguma o V.T., pois engana-se quem faz isso.

    NO AMOR DE CRISTO CUMPRIMOS A LEI.
    A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Romanos 13:8.

    No amor de Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom meu amado ! Muito profundo sua explicação que o ETERNO seja com vosco.

      Excluir
    2. Shalom meu amado ! Muito profundo sua explicação que o ETERNO seja com vosco.

      Excluir
  22. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.

    Gálatas 5:4

    ResponderExcluir
  23. Acredito que não se trata de negar a lei, até porque Jesus já cumpriu toda a lei, e hoje vivemos pela graça. Crio que se trata de IMPIEDADE, a ultima palavra do significado de iniquidade, pois os impios são aqueles que cometem a impiedade, pessoas ser amor, sem senso de justiça, e estes não herdarão o Reino de Deus. As igrejas estão cheias de pessoas impias.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O anticristo esta ai deste sempre.Nao seguir a lei

      Excluir
    2. Meu amado, a palavra graça é um favor não merecido. Por isso estamos na graça! Não tínhamos a salvação nós os gentios.

      Excluir
    3. Meu amado, a palavra graça é um favor não merecido. Por isso estamos na graça! Não tínhamos a salvação nós os gentios.

      Excluir
  24. A lei moral não foi abolida, visto que ele foi escrita pelo próprio Deus na rocha (símbolo de eternidade) Ex 31-18 e 34-1 e não pd ser alterada em nada. DT 4-2 e Mt 5-18
    O q foi abolido é a lei cerimonial, escrita num livro DT 31-24 (ordenanças) Ef 2-15
    Pecado é a desobediência da lei I joão 3-4 / O q define pecado é a lei Moral - Rm 3-20 e Rm 7-7
    " Sem lei não há pecado Rm5-13 " / Se não tem lei não tem desobediência Rm 4-1
    Estamos debaixo da lei e ñ da graça Rm 6-14 / Então leia o vers. seguinte Rm 6-15 E aí
    havemos de (desobedecer a lei=pecar) pq estamos debaixo da graça?
    Daniel diz que surgiria 1 poder politico e religioso q mudaria a lei DN 7-25 e jogaria a verdade por terra e q fêz prosperou.
    A lei moral é uma das 5 verdades absolutas da Bíblia Sl 119-142 e 151
    Aquele q diz eu o conheço e ñ guarda os seus mandamento é mentiroso I João 2-4
    Em apocalipse 13-11 fala da igreja Evangélica q é capacho da primeira besta q é o Vaticano,
    parece cordeiro + fala como Dragão (Satanás) nas doutrinas inseridas pela primeira besta (vaticano)
    Apocalipse 18-4 Sai dela povo meu ...

    ResponderExcluir
  25. Faz sentido a etimologia do vocábulo "iníquo" ser "transgressor da lei", mas eu já li numa obra de referência, que o vocábulo "iníquo", utilizado em nossas versões em português, é a tradução do termo grego: ponerós, que significa: mau ou mal (físico ou espiritual, podendo ser uma entidade ou mesmo uma doença).

    ResponderExcluir
  26. A lei e o mandamentos são bons, mas o pecado que habita no homem o faz transgredir, por isso não adianta se firmar nas leis, só pela fé em Cristo. Uma vez que Jesus era judeu, Pedro e os demais apóstolos (Paulo), guardavam mesmo a lei, mas não impuseram a vida debaixo do cumprimento cerimonial da lei aos gentios (nós). PORÉM, QUEM ESTÁ EM CRISTO É NOVA CRIAÇÃO, AS COISAS VELHAS JÁ PASSARAM... assim, o primordial é estar em Cristo (pela fé). Por Ele e nEle toda a lei foi cumprida. Agora o desafio do caminha cristão é andar pela fé para não mais andar em pecado, pois a iniquidade de todos foi tratada na cruz QUANDO CRISTO NOS ATRAIU NELE NOS FAZENDO MORRER PARA O PECADO, PARA O MUNDO, PARA O EU E, TAMBÉM, PARA O CUMPRIMENRO CERIMONIAL DA LEI. Se nEle cremos e nEle vivemos, temos a vida de justiça dEle pela fé e assim andamos em justiça não cerimonial, mas em verdade, com a Sua Lei escrita na tábuas de carne de nosso coração. Isso é totalmente diferente do que os judaizantes afirmam e daquilo que os "libertos" da lei defendem. NOSSA KUSTIÇA É CRISTO, TANTO DIANTE DO PAI COMO TAMBÉM A UNICA EXPERIENCIA QUE DEVEMOS TER COMO AUTENTICOS FILHOS DE DEUS. O Espírito Santo foi nos dado (SANTO ESPÍRITO), ASSIM PODEMOS VIVER EM SANTIDADE, CONTRÁRIO DA VIDA DE INIQUIDADE. Mas, se pecarmos, temos um advogado, porém, filhinhos não pequeis pois quem peca é do Diabo, assim escreve o judeu João, apóstolo convertido a Cristo Jesus. A Palavra de Deus não nos dá nem a tal falsa liberdade da Lei (sim, de suas consequencias = morte), nem nos coloca mais apenas como seres iniquos que devem guardar a Lei contra sua própria naturesa pecaminosa... Sem Cristo não podemos nada, mas nEle e por Ele em nós (Cristo em vós esperança da glória) somos agradáveia a Deus no Amado. Assim foi Abraão, Davi, etc., que estando ou não debaixo da Lei venceram pela fé (Hebreus 11) e não pela Lei e não sem Lei. PONTO!

    ResponderExcluir
  27. A BIBLIA DIZ ,PELO AMOR DE JESUS POVO DEUS ,em apocalipse que o homem do pecado o iniquo, o homem da iniquidade aparecer se levantara sobre tudo que se chama deus e se adora. o diabo nunca se firmou na verdade, ou seja na lei de DEUS ele e transgresssor. e a lei e amar a DEUS EM PRIMEIRO LUGAR E AO PROXIMO COMO A TI MESMO, NISSO CONSTITUI TODA A LEI E OS PROFETAS, OU SEJA..... QUEM AMA O SEU PROXIMO NAO COMETE NENHUM DAQUELES PECADOS LISTADOS NOS 10 MANDAMENTOS.
    A LEI DO SENHOR E O AMOR , QUEM ULTRAPASSSAR ISTO COMETE PECADO, SENDO TRANSGRESSOR DA LEI DIVINA VIRA INIQUIO, UM PRATICANTE DE INIQUIDADES.
    UMA PESSOA SEM LEI MORAL E ESPIRITUAL QUE O REGE.
    O QUE CHAMAMOS HOJE DE ATEU.
    JESUS E O FIM SIM DA LEI,ELE E AMOR, AO ULTRAPASSSAR ESTA BARREIRA VC E EU ESTAREMOS POR NOSSSA CONTA.
    A LEI FOI ABOLIDA SIM, EM COLOSSENSES PAULO EXPLICA ISSO, SOBRE OS PRECEITOS DA LEI.
    NIIGUEM VOS JULGUE PELO COMER OU BEBER OU DIA DE FESTA OU LUAS NOVAS, POIS SAO SOMBRA DAS COISAS FUTURAS MAIS O CORPO E DE CRISTO.
    VIVEMOS HOJE A LEI DA GRACA,E NELA QUE DEVEMOS FIRMAR NOSSA FE,COM RESPONSABILIDADE QUE A GRACA NOS TRAZ.
    PAULO DIZ SE A LEI FOSSE PERFEITA JESUS MORREU EM VAO.
    A LEI ERA SO UM INDICATIVO DA TRANSGRESSSAO DO VIVER COTIDIANO DO HOMEM PERANTE DEUS, UMA LEI TEMPORAL.
    FIRMADO EM CRISTO TEMOS UMA LEI ETERNA, QUEREMOS ALGO QUE NAO E TEMPORAL MAS ETERNA.
    SUA MORTE NOS PRORPOCIONOU ISSO, O VEU DO TEMPLO SE RASGOU DE ALTO A BAIXO, OU SEJA DE CIMA PRA BAIXO,QUEM INTRODUZIU UMA NOVA LEI FOI DEUS,ALI COMECAVA UMA NOVA ALIANCA ENTRE DEUS E OS HOMENS.

    ResponderExcluir
  28. Isso é manipulação para defender a maldita lei judaica.
    Jesus Cristo nunca aprovou a lei judaica, a lei que Jesus Cristo ensinou foi os mandamentos do seu pai.

    A lei judaica é uma aliança terrena carnal gera filhos para a escravidão e morte, o pai de Jesus Cristo não é Deus de mortos, não faz aliança carnal e não gera filhos para a morte.

    A aliança feita no monte Sinai é uma aliança com satanás, pois ele manda o povo judeu violar os mandamentos do pai de Jesus Cristo.
    Aquele cão sarnento do monte Sinai mandou matar crianças inocentes, roubar, saquear, até o estrupo ele decretou.

    ResponderExcluir
  29. Prof. Ronaldo, muito obrigada por este ensinamento, eu não sabia nada sobre isso. Fiquei pasma, porq até eu estava ensinando errado sem saber.
    Valeu D mais!!!
    Muito grata!

    Angy Perez
    Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...