terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O pecado da Simonia


Bíblia da prosperidade financeira por 911,00

Simonia é o acto de pagar por sacramentos e consequentmente por cargos eclesiásticos ou posições na hierarquia da igreja em troca de dinheiro. A etimologia da palavra provém de Simão Mago, personagem referido nos Atos dos Apóstolos (8, 18-19), que procurou comprar de São Pedro o poder de transmitir pela imposição das mãos o Espírito Santo ou de efetuar milagres.
O Direito Canônico também estipula como simonia atos que não envolvem a compra de cargos, mas a transação de autoridade espiritual, como dinheiro para confissões ou a venda de absolvições.
A prática da simonia no final da Idade Média provocou sérios problemas à postura moral da Igreja. O poeta Dante Alighieri condena os simonistas ao oitavo círculo do inferno, onde encontra o Papa Nicolau III enterrado de cabeça para baixo, com as solas dos pés em chama. O exemplo de Nicolau III serve como aviso e previsão aos Papas Bonifácio VIII, o Papa contemporâneo à "Divina Comédia", e Clemente V, seu sucessor, pela prática de tal pecado. Escritores menos devotos, como Maquiavel e Erasmo de Roterdã, também condenaram a simonia séculos mais tarde.
A prática de simonia foi uma das razões que levaram Martinho Lutero a escrever as suas "95 teses" e a rebelar-se contra a autoridade de Roma. Hoje a doutrina católica, pune com excomunhão latae sentientae, ou seja, automaticamente, a toda e qualquer ato de simonia, que alguns de seus membros vierem a praticar.
A Igreja da Inglaterra também viu-se envolvida com a prática de simonia após ter-se separado da Igreja Católica.


Hoje algumas denominações religiosas tem levados seus membros a tal prática, ainda que inocentemente. Campanhas financeiras, fogueiras santas e vendas de objetos ungidos, não deixam de ser simonia, pois o fiel muitas vezes adquire tais objetos na esperança de ser abençoado, ou seja, esta tentando comprar uma benção! O que chega a ser até irônico ou hipócrita, porque a igreja protestante surgiu e cresceu justamente críticando as práticas da igreja católica e hoje segue pelo mesmo caminho.

No dia 31/12/11, o Pr. Silas Malafaia levou ao seu programa novamente o Dr. Mike Murdock, que fez o que ele e o Morris Cerullo fazem sempre: vender bênçãos materiais e financeiras. 
Veja o vídeo mostrando passo a passo as técnicas de manipulação desses pastores americanos, com a anuência e a aprovação do Malafaia. 



Muitas vezes o fiél nem sabe ou pensa que ao adquirir um objeto ungido esta fazendo um tipo de voto com Deus. As bençãos de HaShem não se compram, se conquistam, sendo uma pessoa boa, amando ao Eterno e ao próximo.
Fujam dessa enganação e não sejam como Simão! Sejam como Pedro que não tinha ouro e nem prata e tudo que ganhava dividia com os irmãos. Você pode até ser abençoado financeiramente em uma corrente, mas será que será salvo?

Shalom!




3 comentários:

  1. shalom irmão antigamente ouvia muitos sermões do pr. silas malafaia e hoje é dificil parar para ouvir ,ainda que seu ministerio faça trabalhos sociais ;olha que interessante das igrejas que crescem no brasil as que tem espaço de midia quanta igrejas sairam de dentro dela ,varias! onde eu congrego que é uma igreja pequena já sairam várias ,tem uma explicação obreiros não concordam com andamento do ministerio pedem desligamento e abrem outra igreja onde eu congrego por exemplo o antigo pastor presidente sendo semi-analfabeto, homem de oração ipumha as mãos sobre os enfermos e havia cura instantania segundo os membros mais antigos ,por outro lado era um pessimo admistrador não havia controle dos recursos quanto entrava e quanto saia ,pra ele deixar a presidencia pediu um salario por um tempo e foi registrado em cartorio,igrejas alugadas sem nenhuma infra estrutura , os fieis ouvem uma revelação como sinal que deus está falando e temem o irmão , a mensagem de prosperidade de que deus vai te libertar das drogas e vai te curar predomina nas igrejas pentecostais e neo pentecostais e jesus é o teu amigo ele é contigo porém ele não é apresentado como o messias de israel ,após descobrir seu blog comecei a conhecer a fundo acerca do judaismo ,judaismo messianico sua cultura e costumes e caiu a ficha ;antigamente a torah para mim não servia pra nada /agora estou estudando ,aperfeiçoando meu conhecimento por que eloim me chamou para ensinar , muitas igrejas conservadoras pregam a doutrina das roupas como santidade a mulher não deve usar maquiagens ,bijouterias e chamam de sã doutrina a uma grande disputa de féis um atacando o outro e assim vai ,a rede globo propaga abertamente um sincretismo religioso ,dando enfase ao mundo gospel que é estranho , o rabino que eles levam é cabalista , o misticismo é acentuado no brasil , o pr. silas malafaia que criticava esta emissora não vê a hora de fazer programa nela , para hoje atacar a rede record que um dia tanto defendeu e hoje prega a mesma prosperidade venda de bençãos !
    shalom !

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. André Luiz, removi seu comentario porque era igual a esse, acho q vc postou duas vezes sem querer.

    Quando a gente le Dom Quixote, a gente se pergunta, quem é o mais doido, Dom Quixote que ve gigantes e moinhos de vento ou Sancho Pança que mesmo não vendo nada segue fielmente Dom Quixote?

    O mesmo ocorre com essa questão da simonia. Quem é o pior, o pastor que vende bençãos ou o fiel que as compra? "Sem generalizar é claro"

    As vezes, como eu já mencionei antes, a gente pede alguma ajuda ou contribuição e ninguém colabora. Será que se em vez eu de pedir, se eu prometesse algum retorno seria melhor? Provavelmente sim. Era só eu prometer que quem colaborasse com alguma coisa que Deus iria dar e dobro e rápidamente muitos iriam colaborar. Isso é simonia. E infelizmente muitos a fazem mesmo sem saber, como nesse exemplo de bençãos.

    Se alguém pede um real de auxilio ninguém colabora. Se esse mesmo alguém vendesse uma bíblia de 911 reais que garantisse alguma benção muitos teriam. Irônico né!

    Shalom irmão!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...