terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Bíblia de 1500 anos descoberta na Turquia


Uma bíblia de 1500 anos foi descoberta na Turquia, após a prisão de uma quadrilha que comercializava antiguidades de forma ilegal. O livro, feito em couro tratado e escrito em um dialeto do aramaico, língua falada por Jesus, tem as páginas negras, por causa da ação do tempo.

Segundo informações do site Notícias Cristãs, peritos avaliaram o livro e garantiram que o artefato é original. A descoberta do livro se deu em 2000, e desde então, vinha sendo mantido em segredo, guardado em um cofre-forte na cidade de Ancara.

Estima-se que o valor do livro chegue a 20 milhões de euros, dada sua importância histórica. Após a divulgação da descoberta, o livro foi considerado patrimônio cultural e após a restauração que será feita, o livro será exposto no Museu Etnográfico de Ancara.

Há informações de que o Vaticano demonstrou preocupação com a descoberta do livro, e pediu às autoridades turcas que permitissem que especialistas da Igreja Católica pudessem avaliar o livro e seu conteúdo, que se suspeita, contenha o “Evangelho de Barnabé”, escrito no século XIV e considerado controverso, por descrever Jesus de maneira semelhante à pregada pela religião islâmica.

Uma fotocópia de uma única página do manuscrito antigo é pensado para ser 1.5million R pena.


O ministério da Cultura turca e ministro do Turismo Ertugrul Gunay disse que o livro poderia ser uma versão autêntica do Evangelho, que foi suprimida pela Igreja Cristã por suas fortes paralelos com a visão islâmica de Jesus.
Ele também disse que o Vaticano tinha feito um pedido oficial para ver a escritura - um texto polêmico que os muçulmanos afirmam ser um complemento para os evangelhos originais de Marcos, Mateus, Lucas e João.De acordo com a crença islâmica, o Evangelho trata Jesus como um ser humano e não um Deus.

Ele rejeita as idéias da Santíssima Trindade e da Crucificação e revela que Jesus predisse a vinda do profeta Maomé. Em uma versão do evangelho, ele disse disse: "Como será o Messias ser chamado? Muhammad é o seu nome abençoado '.

QUEM FOI Barnabé?
Nascido em Chipre como José, Barnabé foi um dos primeiros cristãos mais tarde chamado de apóstolo.
Sua história aparece nos Atos dos Apóstolos, e Paulo menciona-o em algumas de suas epístolas.
A data, lugar e circunstâncias de sua morte são historicamente verificável.Mas os Estados tradição cristã que ele foi martirizado em Salamis, Chipre.Ele é tradicionalmente identificado como o fundador da Igreja de Chipre, com o seu dia de festa em 11 de junho.

E em outro Jesus negou ser o Messias, alegando que ele ou ela seria ismaelita, o termo usado para um árabe. Apesar do interesse no livro recém re-descoberto, alguns acreditam que é uma data falsa e só volta para o século 16. As cópias mais antigas da data de livro de volta a esse tempo, e são escritos em espanhol e italiano.
Protestante pastor Ihsan Ozbek disse que era improvável de ser autêntico.
Isto porque Barnabé viveu no primeiro século e foi um dos Apóstolos de Jesus, em contraste com esta versão que é dito para vir a partir do século V ou VI.

Ele disse ao jornal Hoje Zaman: "A cópia em Ancara poderia ter sido escrito por um dos seguidores de Barnabé.
"Desde há cerca de 500 anos entre Barnabé e a escrita da cópia da Bíblia, os muçulmanos podem se decepcionar ao ver que esta cópia não inclui coisas que eles gostariam de ver.
"Pode não ter nenhuma relação com o conteúdo do Evangelho de Barnabé.
Professor de teologia Ömer Faruk Harman disse uma verificação científica da Bíblia pode ser a única maneira de revelar quantos anos ela realmente tem.




Turquia nega pedido do Vaticano de examinar a bíblia

O Ministério da Cultura da Turquia negou hoje que o Vaticano pediu para examinar uma Bíblia antiga, que de acordo com a imprensa local, poderia conter um evangelho apócrifo. A assessoria da
pasta disse à ANSA que ontem à noite o ministro Ertugrul Gunay desmentiu informações publicadas na imprensa sobre o interesse da Santa Sé pelo antigo volume. Uma fonte do Museu de Etnografia de Ancara, 
instituição que teria sob seu poder a Bíblia citada, informou à ANSA que o texto ainda precisa ser examinado e que qualquer suposição sobre o seu conteúdo é prematura. De acordo com o Ministério, a imprensa turca 
fez "sensacionalismo" sobre o caso, já que a única informação confirmada por Gunay é de que foi confiada a seu Ministério uma Bíblia de 1.500 anos, "que provavelmente foi escrita em aramaico, em linguagem semelhante à falada por Jesus", e que após sua restauração será exposta ao público.

fontes: mail online
          Gnoticias
          euronews
          noticias




Um comentário:

  1. Existem muitas verdades por trás de grandes mentiras. E as igrejas se sustentaram com isso até hoje. O sistema tá armado pra sempre os mesmos ficarem no comando. Dúvido que se tiver algo ameaçador essa bíblia não suma de repente. O sistema vai dar um jeito e fica tudo na mesma. o povo merece o Deus que tem.....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...