domingo, 9 de junho de 2013

O povo É destruido por falta de conhecimento

"O meu povo será destruido, porque lhe faltou conhecimento!"

Esse versículo, muito conhecido de Oséias, e muito utilizado por religiosos, parace refletir bem sobre o que tenho dito ultimamente. Não quero isolar um versículo, mas este em particular, encaixa perfeitamente no que tem acontecido, onde a falta de estudo e a falta de conhecimento, leva as pessoas a seguirem ventos doutrinais e am alguns casos, a destruição!

Como já mencionei em outras postagens, certas congregações quando surgiram, surgiram prevendo supostas datas para a volta de Jesus. Algumas como os Testemunhas de Jeová, no inicio, incentivavam seus membros a largarem estudos e carreira porque acreditavam que naquela época seria a volta de Jesus. Muitos membros abandonaram faculdade, carreira e até familia, esperando pelo apocalipse e pelo fim do mundo. Passou a suposta data e nada! E o que houve com essas pessoas que largaram tudo? Muitos perderam completamente a fé em Deus! Outros continuaram seguindo outras datas, e outros apenas mudaram de congregação! Mas o tempo perdido, não volta mais.

A igreja adventista, nem preciso falar muito, pois quando foi fundada por Muller e amigos, preveram também uma data para a volta de Jesus e o apocalipse. Ao passar a data e como nada aconteceu, a profetiza Elen G White, disse que foi um retorno invisivel, que Jesus entrou no santuario celeste. Simples! E as pessoas que largaram tudo crendo naquela data como fica?


Outras igrejas e seitas surgiram da mesma maneira ao longo dos séculos. Talvez a mais famosa delas seja a seita de Jim Jones, que levou milhares de pessoas ao suicidio! E a culpa não é exclusivamente dele, porque se os cristãos em geral, lessem mais suas bíblias, não seriam iludidos por homens. Mas no meio cristão em geral, o cistão em sí conhece muito pouco de sua bíblia. Isso ja foi comprovado até por pesquisas. Dos milhares de cristãos que eu conheci ao longo da minha vida, fico admirado de como eles ficam surpresos ao saberem que Jesus foi judeu, pois por íncrivel que pareça, a maioria não sabe disso. Pensam que jesus era cristão, romano ou coisa do tipo, mas nem sequer leem em sua bíblia que Jesus nasceu em Israel.

Essa cultura ocidentalizada de não estudo, ja vem como herança da Igreja católica, que na idade média permitia as escrituras somente ao clero. Talvez por isso os cristãos são mais habituados a não lerem e apenas ouvirem os sacerdotes. Um mulçumano, desde pequeno, sabe todo o Alcorão sagrado de cor, pois a cultura e a lei islamica exige isso. Um judeu sabe tudo desde pequeno da Torá sagrada, e se for religioso e não secular, ainda estuda o Talmud, alguns o Zohar, a Kabalah etc... pois o judaísmo exige isto. Já o cristão, tem o péssimo habito de utilizar um velho chavão que diz que toda nossa orientação vem do espirito santo. Ou seja, não precisa estudar. Basta ler um versículo ou outro que o espirito santo vai magicamente nos dar todo conhecimento nessessário, pronto! Por isso o cristianismo é a religião mais dividida que existe! Uma igreja diferente da outra, e uma contra a outra. O que lembra outra frase de Jesus: "Uma casa dividida contra sí mesma não poderá subsistir" Todo mulçumano, apesar de diferenças politicas ou ideológicas segue o mesmo credo. Todo judeu, apesar de ramos diferentes, segue o mesmo credo. Já os cristãos seguem cada um seu credo: "Jesus é Deus, Jesus não é Deus! A lei foi abolida, a lei não foi abolida" e assim por diante! Mas é a mesma escritura!

Se você segue alguém, o minimo que você saber é sobre quem é esse alguém. Um budista sabe que buda chamava-se Sidarta, nasceu da virgem Maya e foi iluminado. Um mulçumano sabe que MOHAMED nasceu em medina, na Árabia, teve revelações do arcanjo Gabriel, foi para Meca etc... Já o cristão, a maioria, não sabe sequer que Jesus foi judeu. Vão nas igrejas louvar, cantam hinos, e pedem e exigem coisas de Jesus e em nome de Jesus e não sabem quase nada sobre ele. Alguns quando você mostra um versículo na bíblia nunca citado, sobre Jesus, levam um choque. Isso sempre acontece comigo quando eu mostro que Jesus era chamado de berrerrão e comilão em lucas 7,34. As pessoas se surpreendem, e dizem: "Não, sua bíblia deve estar errada. Vou verificar na minha bíblia em casa!". E seguem o mesmo Jesus que disse aos fariseus: "Errais não conhecendo as escrituras e o poder de Deus!"

Não tem como não se critico com relação a isso! A pessoa frequenta uma igreja, pede coisas, principalmente materiais a Jesus e não sabe quase nada sobre sua vida. É o mesmo que eu mandar cartas pedindo um computador ao presidente sem nem saber quem é o presidente. E ainda fazem uma guerra de deuses com as outras religiões. "O meu Deus é o verdadeiro, Buda é um demônio! Mas quem é seu deus? Ah, sei lá. É o verdadeiro!"

Por isso que os cristãos são os mais divididos em dogmas. E é por isso que são presas fácieis de teorias de conspiração e seitas, porque não tem conhecimento bíblico o suficiente e como disse Oséias, acabam sendo destruidos! Se você disser para um judeu que eles não decendem de Abraão, ele rirá e continuará o mesmo. Se você disser aos cristãos que os judeus não decendem de Abraão, mas são falsos judeus, pelo menos uns dez por cento dos cristãos irão abraçar isto, e acreditarão tão cegamente que irão propagar isto aos quatro ventos, em todas as redes socais, como uma verdade absoluta que irá salvar a todos do engano! Debati muito com membros adeptos dessa teoria dos dois deuses nas redes sociais e cada vez que eu refutava um argumento a surpresa era a mesma. Certa vez eu disse: "Se Jesus fosse amor e o deus do AT ira, porque Jesus disse que seus inimigos deveriam ser trazidos em sua presença e trucidados!" Ai o debatedor, que detém a verdade absoluta disse: "Isso não esta na bíblia! Pare de mentir!" Ai eu citei o versiculo e capitulo de Lucas que diz isso, ai a pessoa disse: "Isso é uma parabola!". Nem sequer conhecia o versículo, e ao verificar em sua bíblia em casa que ele existe, mal tem conhecimento do versículo e já tem uma explicação teológica pronta! Simples! Foi uma parabola!

Ai surgem teóricos da conspiração, que misturam conspirações com versículos da bíblia, e não é de se admirar que muitos crêem. Os teóricos dizem: "prepare-se, o anti-cristo vem ai!' E todos ficam apavorados e começam mesmo a se preparar. O primeiro passo é divulgar, para que todos se preparem também. Ai um belo diz essa pessoa descobre que o anti-cristo que a bíblia diz, já estava no mundo na época de João e eram muitos. A primeira reação natural da pessoa é a negação. É como uma criança que descobre que Papai noel não existe, a primeira reação é negar: "Não! Ele existe sim. Eu vi ele em casa no natal!". Essa é a primeira reação. Depois vem a frustação, e por fim a aceitação! mas depois que ja se propagou a milhares já não adianta muito !

Lembram da virada do milênio? Milhares de religiosos diziam que o mundo não passaria do ano dois mil, e depois do milênio, sumiram todos. Em 2012 foi a mesma coisa, uma febre do fim do mundo e datistas surgindo em todos os cantos. Teóricos tiram as pessoas de um sistema religioso e criam os seus próprios. Após a renuncia de Bento XVI do papado, a rede foi invadida por teorias de que o João paulo II iria ressussitar! Uma teoria criada por um adventista sobre os sete reis do apocalipse. E é engraçado que a maioria dos evangélicos criticam os adventistas e abominam a lei, mas seguem e acreditam em uma teoria que um adventista criou. E isso é comum no cristianismo "cada um por sí", a livre interpretação das escrituras. Criticam a igreja católica e seguem coisas que Jesus não disse, mas foram os padres católicos que colocaram na bíblia! Teve até um caso famoso nos EUA de um pastor que morreu picado por uma serpente, porque seguia o que dizia em Marcos que em nome de Jesus pegariam em serpentes. E mal sabem que o final de Marcos não existe, mas foi montado pela igreja. E metem o pau na igreja: "Nós somos mais cristãos que os católicos, porque pegamos serpentes, como os católicos nos mandaram fazer!"

A congregação, é importante! É um lugar de reunião entre os membros. Independente de igreja, as pessoas devem se reunir e louvar a Deus. É o básico da fé. Mas os novos luteros, que tem surgido um em cada dia, parecem querer que as pessoas saiam todas de suas igrejas e cada um interprete a bíblia por sí de qualquer jeito. Depois os mesmos que saem do sistema religioso brigam com os outros que sairam do sistema religioso e simultaneamente com os que estão no sistema religioso e acaba subdividindo mais ainda o que já é subdividido o bastante. Ou seja, uma grande Bavel! E quem esta preocupado com a salvação destas pessoas? Ninguém! Vira um cada um por sí e Deus por todos! Destroem-se mutuamente e depois que a febre da conspiração passa, percebem o caos que virou tudo.


























O objetivo deste site e de meus estudos, sempre foi levar um pouco de conhecimento teológico as pessoas. Não estou atacando o irmão Rubens, o irmão fulano, o irmão beltrano e etc....Mas exortando as pessoas que se foquem mais nas escrituras. Que leiam, analisem, estudem, sem, é claro, perderem a fé. Nunca foi o objetivo desta página que as pessoas deixem suas congregações. Basta ver as postagens mais antigas, ou vídeos, que nunca exortei a isto. O objetivo é que todos estudem mais e pensem! Pois o conhecimento iria unir mais as pessoas que dividir. Sempre em meus vídeos mostro outros teólogos e de diferentes religiões, e todos acabam chegando ao mesmo consenso. Porque o estudo racional, leva os cristãos, apesar de diferentes religiões ao consenso. Se os fiéis estudassem mais a sério, haveria isso. Não adianta as pessoas sairem de um sistema religioso, onde pelo menos estão louvando e buscando á Deus, e incentivar as pessoas a seguirem cada um por sí, de acordo com seu entendimento. Isso assemelha-se as leis de Telema, onde a sua vontade é que predomina. É a teologia liberal. "Faça o que tu queres pois é tudo da lei" E não é bem assim que funciona.

Você já percebeu que teorias de conspirações e mentiras atrem milhares e teologia não? Por isso Jesus disse que a porta da perdição é larga! Há mais de dois anos eu tenho feito meu estudo teológico sózinho e mantenho uma página no face, com o auxilio de dois irmãos que criam conteudos, e não tenho um número grande de seguidores ou curtidas. Um blog sobre conspiração por exemplo, chega a ter mais de vinte mil seguidores. Uma página no face, como a da universal por exemplo, chaga a ter mais de um milhão de curtidas. Porque eles dizem o que as pessoas querem ouvir. Isso me lembra o desafio de Elias, que sózinho, pregava o Deus verdadeiro e a fé monoteísta e racional, enquanto o povo em massa seguia a baal.

Exorto aos irmãos o estudo consciente, a fé racional e uma analise mais critica com relação a teorias de conspiração. "Não chameis conspiração, tudo que este povo chama conspiração" (Isaias 8,16) E, como disse Paulo, "Analisai tudo, e retende o que for bom!"

Shalom!

ps. Este estudo só pode ser repruzido se citando a fonte e autor.

Ronaldo Gomes

 
 

8 comentários:

  1. EU CREIO QUE FALTA O QUESTIONAMENTO POR PARTE DAS PESSOAS,EU SEMPRE FALO PARA AS PESSOAS NO SEMINARIO,NA EBD,ETC,QUE DEVEMOS QUESTIONAR TUDO,OS POR QUES,AS ORIGENS,ETC.DEVEMOS ANALISAR TUDO E TIRAR O QUE HÁ DE BOM!!!.PAZ.ATT,

    MARCIO DE MEDEIROS

    ResponderExcluir
  2. Ola Ronaldo a paz do senhor tenho acompanhado o seu blog e tenho achado muito bom pois muitas duvidas tem sido esclarecida........pois gostaria de saber aonde vc faz o curso de hebraico? e como fazer um curso seguro?

    ResponderExcluir
  3. Ola Alexander! Eu comecei um curso de hebraico e depois interrompi devido a trabalhar demais e faltar tempo. Atualmente estudo pelos livros e com a ajuda de amigos que sabem hebraico na pronuncia. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Irmão, você é judeu? Porque vc escreve "D-us" "S-nhor" ???????? n sao os judeus q escrevem assim?

    ResponderExcluir
  5. n to entendeundo.. se vc é judeu, como é que esta esperando a segunda vinda de Jesus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, as vezes eu escrevo D'us como sinal de respeito. O nome de Deus ou simplismente o titulo Deus não deve ser tomado em vão e nunca usado aleatoriamente.

      Não estou esperando nenhuma volta, pois caso não percebeu este blog é preterista. Esta postagem, aliás, mostra que as pessoas estão esperando um apocalipse que já aconteceu há dois mil anos. Leia as postagens, inclusive essa e entenderá. Abraços!

      Excluir
  6. Olá Ronaldo,

    Nos comentários do texto O Apocalipse já aconteceu, analise os fatos! Você disse que: creio que estamos aguardando o retorno de Jesus onde ele reinará em Israel e será de fato o messias aceito pelos judeus. Veja Zacarias 12 em diante. Sobre salvação, acredito que um dia haverá uma ressureição e ai o messias julgará cada um conforme suas obras.

    Agora você diz: Não estou esperando nenhuma volta, pois caso não percebeu este blog é preterista.

    Fiquei sem entender, visto que tenho adquirido muitos conhecimentos através desse blog e me identificado com muitos deles.
    Abs,
    Luciana

    ResponderExcluir
  7. Olá irmã. Na verdade quanto eu cito Zacarias 12, não estou me referindo a algo especifico, pois na minha postagem sobre o que falta acontecer, explico que existem teorias divergentes sobre o retorno de Jesus, e a mais coerente para mim, é que se refere a uma era messianica.

    As outras teorias também não respaldam um retorno de Jesus. Mas eu creio que zacarias 12 seja uma referência a conversão dos judeus, ou a era messianica.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...